Fazer a coisa certa, do jeito certo o mais rápido possível

Me aprofundando no mundo do gerenciamento de projetos, especialmente no mundo do Scrum e das metodologias ágeis, tenho percebido a dificuldade que as pessoas tem em equilibrar o trabalho pró-ativo e o trabalho reativo, o famoso “apagar incêndios ou prevenir incêndios”.

Em grande parte isso acontece porque as pessoas vivem o dilema de não saberem se devem focar em construir a coisa certa, em construir certo ou construir de forma rápida, não entendendo as consequência futuras de uma decisão pouco assertiva:

  • Fazer a Coisa certa do jeito certo: Ao construirmos algo perfeito com a estrutura perfeita, podemos perder o timing de uma grande oportunidade.
  • Fazer a Coisa certa de forma rápida: Já ao construir algo importante, de forma rápida, será algo ótimo no curto prazo, porém, no longo prazo, não será algo sustentável já que perderemos velocidade ao fazer correções que serão inevitavelmente necessárias.
  • Fazer algo que não precisa ser feito da forma certa e rápida: Por fim, construir rápido algo que ninguém precisa ou que não será usado no futuro, com certeza é um desperdício de tempo, energia e muitas vez, até de dinheiro.

Perder tempo demais no planejamento é um grande problema, porém não planejar é algo fatal!

O equilíbrio dessas 3 perspectivas é difícil de ser alcançado, mas é fundamental para sermos realmente produtivos, obtendo mais resultados com menos esforço e em menos tempo.

Essas questões estão diretamente ligadas a definição de eficiência e eficácia.

Em resumo, a eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Quando falamos em eficiência, estamos falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.

Já a eficácia trata do que fazer, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva, levando à eficiência.

Portanto, para construir a coisa certa, da forma certa, o mais rápido possível recomendo:

  1. Defina bem seus objetivos e metas
  2. Faça um planejamento básico e o mais detalhado possível, sem perder muito tempo nisso
  3. Realize uma revisão de tempos em tempos, em ciclos curtos de tempo
  4. Realize rapidamente os ajustes necessários
  5. Continue nesse processo até que o objetivo seja concluído
Fazer a coisa certa, do jeito certo o mais rápido possível: Eficiência e Eficácia
Fazer a coisa certa, do jeito certo o mais rápido possível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.