Workshop | Coloque a máscara de oxigênio primeiro em você

Como anda seu amor próprio?

Ajudar, dar, entregar, contribuir, alimentar, estender a mão, escutar, proteger, acudir e abraçar. Todos estamos de acordo que é um ato de valentia e generosidade praticar cada uma dessas ações relacionadas ao cuidado com os outros.

Mas o que é cuidar?

Essa palavra provém do latim “cogitare”, que significa pensar. Se buscarmos a definição no dicionário encontraremos: dar atenção, diligência ou ser solícito na execução de algo.

Em poucas palavras, cuidar indica que você está dedicando-se à pessoa ou coisa, deixando de lado suas coisas e prestando atenção ao que o outro necessita.

Com certeza você já ouviu a frase “ame a você mesmo em primeiro lugar para depois amar o outro”. Algo similar acontece quando cuidamos de alguém. É necessário que em primeiro lugar você se sinta cuidado por você mesmo, para que depois tenha a capacidade de cuidar do outro.

Não se pode pretender passar horas e horas de prontidão cuidando de um filho doente sem dormir. Se não dormir, não estará desperto em condições de prestar a atenção necessária.

Não confunda amor próprio com egoísmo!

Os egoístas preenchem sua autoestima beneficiando-se dos outros. Os que têm amor próprio entendem que é primordial se respeitar primeiro pois só assim será possível respeitar aos demais. Entendem que cuidar de si não é questão de egoísmo, muito pelo contrário, é questão de colocar a disposição do outro o melhor de si.

No fim das contas, na prática, é muito difícil ajudar alguém a arrumar sua vida quando a nossa própria vida está desarrumada, trabalhamos naquilo que não gostamos, não temos uma relação de amor prazerosa, não cuidamos da própria saúde ou do nosso autodesenvolvimento.

Fazendo um paralelo com o ramo da aviação, você já deve ter ouvido esta frase no avião: “Passageiros viajando com alguém que necessite de ajuda deverão colocar suas máscaras de oxigênio primeiro para, em seguida, auxiliá-los”.

Falei um pouco dessa teoria no vídeo abaixo:

Todos nós queremos curar o mundo e torná-lo um lugar melhor.

No entanto, antes de começar se envolver na vida da família, colegas de trabalho, colaboradores, amigos e, em alguns casos, na vida de pessoas que você nem conhece, é preciso garantir que você esteja devidamente preparado, capacitado e disponível. Se cuidarmos primeiro de nós mesmos, teremos mais energia, disposição e saúde necessárias para ajudar aos outros.

Venha descobrir como você pode ser uma pessoa melhor, se desenvolver, e assim colocar a sua melhor versão a disposição das pessoas que te cercam e que tanto precisam de você!

PÚBLICO ALVO

Esse workshop é recomendado para pessoas que desejam entender como podem cuidar de si, garantindo que estejam devidamente preparadas, capacitadas e disponíveis para cuidar do mundo a sua volta. Também pode ser recomendado especialmente para mães e mulheres, empresárias, funcionárias, profissionais liberais e empreendedoras que desejam entender como podem ser uma pessoa melhor, se desenvolver, e assim cuidar melhor dos seus filhos e da sua família.

OBJETIVO GERAL

Trazer reflexão, motivar e incentivar as pessoas a fazerem uma avaliação geral de suas vidas para identificarem o quanto cuidam delas mesmas, que aspectos de suas vidas precisam de mais atenção e criem um plano de ação para melhora de cada em deles.

OBJETIVO ESPECÍFICO

1. Motivar e incentivar as pessoas a viverem seus sonhos e objetivos
2. Incentivar o autodesenvolvimento como forma de cuidar melhor das outras pessoas
3. Identificar o aspecto da vida que se colocado um pouco mais de foco, será responsável por maiores mudanças em um número maior de áreas da vida
4. Criar plano de ação para conquistar um equilíbrio mais satisfatório nas áreas da sua vida

COMO FUNCIONA

Workshop sobre amor próprio - Angel desenvolvimento
☑ As 5 necessidades básicas do ser humano
☑ Os 5 desejos fundamentais do ser humano
☑ 14 coisas que não dizem a uma mãe
☑ Técnicas e ferramentas