Experiência profissional: Como conseguir a sua

Não sabe como conseguir experiência profissional em alguma área?

Na minha Mentoria de carreira, quando ajudo jovens inexperientes e profissionais que desejam fazer uma transição de carreira, é perceptível que a falta de experiência profissional é um problema que aflige igualmente esses dois grupos.

Por mais que se tenha conhecimento teórico sobre uma área ou profissão, é cada vez mais exigido que o profissional saiba fazer na prática aquilo que se é ensinado nas salas de aula ou em outros tipos de cursos.

Qualquer organização gosta de contar com colaboradores que enfrentam desafios e sempre buscam oportunidades para evoluir.

Por essas e outras, elas valorizam bastante a experiência profissional na hora de contratar.

Nesse cenário de crise econômica e de poucas oportunidades, conseguir um emprego se torna um desafio cada vez maior para quem esta iniciando sua vida profissional ou buscando uma nova área de atuação. A falta de experiência profissional se torna, sem dúvida, um aspecto que dificulta bastante a conquista de um emprego.

Conseguir uma experiência profissional em uma nova área ou conquistar a primeira experiência no mercado de trabalho é um grande desafio, e até os profissionais mais experientes podem se deparar com dificuldades, desmotivação e insegurança durante esse processo.

Mas o lado bom é que as experiências que fogem do protocolo são cada vez mais valorizadas nos processos seletivos atuais. Ter realizado trabalhos voluntários, intercâmbios, por exemplo, são fatores vistos com bons olhos pelos recrutadores.

Quanto a qual área seguir, antes de tomar uma decisão, é muito importante testar várias opções, de uma forma rápida, barata e fácil. Você só precisa encontrar alternativas que permitam que você experimente sem grandes riscos.

A ideia principal é tentar e errar rapidamente, sem investir muito em algo que você ainda não tem certeza.

Isso vai te dar a oportunidade de sentir na prática como poderia ser uma nova carreira e corrigir a rota rapidamente sem grandes custos.

Esse é um conceito inspirado no MVP (Minimum Viable Product), uma ferramenta do mundo dos negócios que visa construir a versão mais simples e enxuta de um produto (ou parte dele), empregando o mínimo de recursos (tempo e dinheiro) possíveis para entregar a principal proposta de valor da ideia.

Ela foi muito bem ilustrada no filme Fome de poder:

Na transposição desse conceito na carreira, é importante ressaltar que quanto mais você testar, e quanto mais rápidos forem esses testes, antes você saberá em quais áreas você se adapta ou não.

Quanto mais testes fizer ao mesmo tempo, mas rápido serão seus resultados, da mesma forma, quanto mais testes fizer, mais vasta será sua experiência.

Pensando nisso, compartilhamos algumas dicas que podem te ajudar a conseguir experiência profissional enquanto aguarda aquela oportunidade tradicional.

De quebra você vai melhorar seu currículo e torná-lo mais atraente para os recrutadores das vagas ofertadas pelo mercado de trabalho.

PARTICIPE DE PROJETOS NA ESCOLA OU NA FACULDADE

Seja participativo, tenha um bom relacionamento com a classe e professores.

Essa iniciativa é uma forma dos alunos adquirirem mais experiências e aperfeiçoarem a capacidade de trabalhar em equipe por exemplo.

Empresas Junior costumam oferecer oportunidades aos alunos dentro das faculdades e são uma ótima oportunidade de conseguir experiência profissional.

Ao participar dessas atividades, o aluno demonstra principalmente que a acomodação não faz parte da sua vida.

Um ponto muito importante é ter todas essas atividades muito bem documentadas e registradas em seu currículo.

OBSERVE

Você pode acompanhar o dia-a-dia de um profissional que trabalha dentro da área pela qual você tem interesse.

Seja por um dia, ou por uma manhã, o importante é acompanhar essa pessoa de perto para entender como ela se comporta em no ambiente de trabalho e experimentar o ritmo da rotina e das atividades dela.

Observar um local, uma reunião ou uma aula também pode ser muito interessante.

Se você quer trabalhar com gastronomia por exemplo, pense em visar alguns restaurantes e conhecer a cozinhas deles.

Nos dois caso, é muito importante anotar tudo que você aprendeu enquanto observava os contextos que escolheu explorar.

ACEITE COMEÇAR GANHANDO POUCO

Vários profissionais de sucesso entraram no mercado de trabalho por meio de estágio ou de vagas para jovens aprendizes.

Muitas empresas investem em programas de formação de novos valores pensando em qualificar a mão de obra e valorizar a inovação.

Por isso é importante ressaltar que nesses casos é necessário estar não apenas disposto a aprender, mas também a apresentar novas ideias que podem contribuir para melhorar a qualidade dos serviços.

Para profissionais mais experientes, voltar a estudar, seja em um curso técnico ou superior, pode ser uma forma de atender aos requisitos para estagiar.

TRABALHE DE GRAÇA

Estar desempregado é muito diferente de estar desocupado.

Tanto para jovens quanto para profissionais experientes, existe a possibilidade de trabalhar de graça.

Esta é uma dica que pode parecer estranha, mas é importante ressaltar que nem todo pagamento justo é necessariamente em dinheiro:

  • Com um trabalho não remunerado, você terá a oportunidade de trabalhar ao lado de pessoas mais experientes na área que deseja e assim, aprender e evoluir
  • Quando não estão lhe pagando, você automaticamente deve ganhar uma autonomia que nenhum outro cliente pagante te daria. Trabalhar de graça vai te dar a possibilidade de aprender o que mais te interessa e de fazer o trabalho que quer fazer
  • Você terá acesso a um novo mundo de contatos e vai melhorar seu networking
  • Seus conhecimentos, competências, modo de trabalhar, interagir e somar em um time de trabalho serão avaliados na prática, quem sabe você não sai dessa experiência com um emprego, né?
  • Seu currículo não terá grandes lacunas de tempo entre uma experiência profissional e outra
  • Você não entrará em um ciclo de baixa autoestima, com sensações de incapacidade

E que tal trabalhar de graça pra você?

Toque os seus projetos pessoais ou se junte com alguns amigos e faça coisas na área que você quer atuar.

Além de você produzir algo que servirá para mostrar ao recrutador que você tem as habilidades que ele procura em um candidato, sempre existe a chance da sua ideia dar muito certo e você transformar o seu projeto no seu trabalho.

FAÇA TRABALHOS VOLUNTÁRIOS

O voluntariado é diferente de trabalhar de graça pois também esta ligado ao seu desejo de fazer a diferença.

Fazer trabalhos voluntários é uma forma prática de demonstrar relacionamento interpessoal, capacidade de trabalhar com as diferenças individuais e pro atividade.

Mostrar que se preocupa com o bem-estar da sociedade é um dos aspectos que pode fazer a diferença durante o processo seletivo de uma empresa.

Se puder usar suas qualidades e competências para participar como voluntário de algum projeto, terá uma boa oportunidade de melhorar seu currículo e de chamar a atenção das empresas.

Ao contrário do que muitos pensam, aquela ajuda que você da para seu amig@, para seu vizinh@ ou até mesmo para alguém da sua família, também pode ser sim considerada um trabalho voluntário.

Sempre que você ajudar alguém a resolver algum problema poderá considerá-la como experiência.

Conecta comigo lá no Linkedin e veja como faço o registro dos trabalhos voluntários, que já realizei e ainda realizo, no meu currículo.

Eu ainda particularmente acredito que no final, o universo sempre retribui quem faz algo pelo bem comum, portanto, além das vantagens já citadas no trabalho não remunerado, você certamente terá algum retorno, mesmo não sendo financeiro!

Mapa com todas as ONGs por cidade e estado
Plataforma de Voluntariado que conecta Pessoas e Oportunidades de Trabalho Voluntário
Intercâmbio que proporciona, oportunidade para jovens explorarem seu potencial de liderança em ambientes desafiadores e de Trabalho Voluntário
Viaje como voluntário
Voluntariado ao redor do mundo

CONSIDERE NOVAS FORMAS DE TRABALHO

Ter um trabalho como freelancer pode ser mais interessante do que muitos imaginam. Além de proporcionar uma renda extra, ele pode contribuir para aumentar a qualificação profissional e abrir boas oportunidades de trabalho.

Sem dúvida, essa iniciativa mostra que o profissional está adquirindo experiência e tem vontade de desenvolver o seu potencial.

Atuando como freelancer, o profissional pode expandir a sua rede de contatos, o que é essencial para ficar bem informado sobre novas chances de trabalho, como também eleva as possibilidades de ser indicado para ocupar uma vaga aberta em uma empresa.

Experiência profissional
Plataforma é voltada para freelancers de diversas áreas
Experiência profissional
Oportunidades para freelancers para trabalho remoto
Experiência profissional
O maior site de Contratação de Serviços do Brasil
Experiência profissional
Freelancer de serviços digitais
Experiência profissional
Fiverr conecta empresas com freelancers que oferecem serviços digitais
Experiência profissional
Vagas de trabalho remoto no Linkedin, Samsung, Microsoft, Airbnb, Xbox, etc

Experiência profissional
Atendimento ao cliente de forma remota só para mulheres
Experiência profissional
Uma rede de talentos que trabalha virtualmente sendo compensados por performance
Recrutamento de pessoas para trabalho home office lançando notas

Para quem está em busca de uma vaga de trabalho home office, vagas para atendimento ao cliente de grandes empresas como o Mercado Livre

No geral, a lição mais importante que esse artigo pode deixar é: Se as oportunidades não vem até você, crie suas próprias oportunidades! Comece agora mesmo a criar seu futuro!

MELHORES SITES DE EMPREGO

Enquanto você cria suas novas experiências, é importante continuar buscando por vagas e oportunidades no mercado de trabalho tradicional.

Para isso, disponibilizamos os melhores sites de empregos da internet:

Também conhecido como PCD.com.br é um site de empregos exclusivo para a divulgação de vagas para pessoas com deficiência
Focado exclusivamente no segmento da moda
Maior plataforma de vagas nos esports e games do mundo

Maior site de busca de empregos e cadastro de vagas na Austrália e na Nova Zelândia
Oportunidades disponíveis em Portugal

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e divida com seus amigos um pouco mais sobre carreira e experiências profissionais!

Conheça também meu trabalho como mentor e meu trabalho como Personal & Professional coaching.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.