400 mil assinaturas para criar 400 mil vagas de emprego

400 mil vagas para jovem aprendiz podem ser geradas em todo o País segundo uma proposta de Medida Provisória enviada pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE para o Ministério da Economia.

Os jovens são alguns dos mais afetados pela crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo o último levantamento do INEP, há mais de 50 milhões de estudantes no Brasil. Mas o que está sendo feito para ajudar essa parcela tão importante da população?

Com a crise do coronavírus, a queda no número de aprendizes trabalhando foi da ordem de 30% no país. “Muitas empresas não renovaram os contratos, então os aprendizes estão saindo e ninguém entra no lugar”, diz.

Pensando nisso, o CIEE enviou ao Governo Federal uma proposta de Medida Provisória que, com ações simples e com custo relativamente baixo, pode gerar até 400 mil vagas de aprendizagem em todo o País.

Estudo do CIEE indica que o governo poderia auxiliar na abertura de 400 mil novas vagas para jovem aprendiz. Saiba como você pode ajudar!

Baseada na Lei de Aprendizagem, a proposta do CIEE sugere que o governo ajude a pagar os salários dos aprendizes em pequenas e médias empresas. O investimento público, propõe o CIEE, seria de 6 bilhões de reais, ou 0,5% do orçamento do Governo Federal destinado à sociedade em resposta à pandemia da Covid-19.

Segundo um levantamento do CIEE, o custo de um aprendiz para uma empresa é 30 mil reais em um contrato de dois anos, por isso 400 mil vagas custariam 12 bilhões de reais.  “O governo pagaria metade dos salários e as empresas a outra metade e com isso seria possível criar até 400 mil vagas”, diz Humberto Casagrande, CEO do CIEE.

O CEO do CIEE disse à VOCÊ S/A estar otimista em relação as novas vagas para jovem aprendiz. Em reuniões recentes com membros do ministério, parlamentares e empresários, a proposta foi bem aceita. “A proposta vai ser analisada. É um ganha – ganha”, diz.

Para somar esforços à proposta, uma petição online foi criada pela jovem aprendiz Manuela Bernadino, de 20 anos, e em apenas uma semana reuniu mais de 24 mil assinaturas.

A meta é chegar ao simbólico número de 400 mil assinaturas e sua ajuda é essencial para pressionar e cobrar um posicionamento do governo e, assim, mudar a vida de 400 mil jovens brasileiros. 

Fique por dentro, compartilhe e participe você também!

Conheça também meu trabalho como mentor e meu projeto social Mentoria Anjo onde, como mentor, ajudo jovens com suas escolhas profissionais, bem como o desenvolvimento de suas finanças pessoais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *