400 mil vagas para jovem aprendiz podem ser geradas em todo o País segundo uma proposta de Medida Provisória enviada pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE para o Ministério da Economia.
Os jovens são alguns dos mais afetados pela crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo o último levantamento do INEP, há mais de 50 milhões de estudantes no Brasil. Mas o que está sendo feito para ajudar essa parcela tão importante da população?
Com a crise do coronavírus, a queda no número de aprendizes trabalhando foi da ordem de 30% no país. “Muitas empresas não renovaram os contratos, então os aprendizes estão saindo e ninguém entra no lugar”, diz.
Pensando nisso, o CIEE enviou ao Governo Federal uma proposta de Medida Provisória que, com ações simples e com custo relativamente baixo, pode gerar até 400 mil vagas de aprendizagem em todo o País.
Baseada na Lei de Aprendizagem, a proposta do CIEE sugere que o governo ajude a pagar os salários dos aprendizes em pequenas e médias empresas. O investimento público, propõe o CIEE, seria de 6 bilhões de reais, ou 0,5% do orçamento do Governo Federal destinado à sociedade em resposta à pandemia da Covid-19.
Segundo um levantamento do CIEE, o custo de um aprendiz para uma empresa é 30 mil reais em um contrato de dois anos, por isso 400 mil vagas custariam 12 bilhões de reais. “O governo pagaria metade dos salários e as empresas a outra metade e com isso seria possível criar até 400 mil vagas”, diz Humberto Casagrande, CEO do CIEE.
O CEO do CIEE disse à VOCÊ S/A estar otimista em relação as novas vagas para jovem aprendiz. Em reuniões recentes com membros do ministério, parlamentares e empresários, a proposta foi bem aceita. “A proposta vai ser analisada. É um ganha – ganha”, diz.
Para somar esforços à proposta, uma petição online foi criada pela jovem aprendiz Manuela Bernadino, de 20 anos, e em apenas uma semana reuniu mais de 24 mil assinaturas.
A meta é chegar ao simbólico número de 400 mil assinaturas e sua ajuda é essencial para pressionar e cobrar um posicionamento do governo e, assim, mudar a vida de 400 mil jovens brasileiros.
Fique por dentro, compartilhe e participe você também!
Conheça também meu trabalho como mentor e meu projeto social Mentoria Anjo onde, como mentor, ajudo jovens com suas escolhas profissionais, bem como o desenvolvimento de suas finanças pessoais.
● Fundador do projeto Social Mentoria Anjo
● Mentor de jovens
● Mentor de carreira e liderança
● Gestão de pessoas, projetos e processos
● Professor e Palestrante
• Pós graduado em Gestão estratégica de pessoas
+15 anos liderando pessoas em multinacionais como HP, GM e Zurich
+10 anos desenvolvendo pessoas como Mentor de liderança e carreira
• Fundador do projeto Social Mentoria Anjo, orienta e apoia jovens na preparação para uma vida adulta plena e significativa
• Mentor de jovens, já ajudou mais de 480 jovens atuando em diversos projetos sociais
• Mentor de carreira, seus clientes apresentam 25% de evolução em apenas 3 meses
• Mentor de negócios, já desenvolveu diversos negócios, especialmente e-commerce, startups e negócios sociais
• Resolução de problemas, otimização e criação de processos eficientes
• Gestão de projetos reconhecidos pela eficiência, redução de custos, aumento da lucratividade e produtividade
• Professor, tem mais de 2100 alunos e grandes empresas como clientes do seu curso de produtividade online
• Palestrante nas mais diversas áreas do conhecimento