IKIGAI – Uma razão de ser

Por não conhecerem sua missão de vida e o seu propósito, muitas pessoas passam uma vida inteira frustradas e insatisfeitas.

Nossa MISSÃO DE VIDA é a nossa razão de ser, é o papel que exercemos ou deveríamos exercer no mundo (Missão = Como fazer).

Já nosso PROPÓSITO DE VIDA é o porquê fazemos ou devemos fazer algo, qual a nossa intenção positiva ao realizar uma ação e qual o resultado que desejamos causar com nossa missão de vida (Propósito = Porquê fazer).

Quando não entendemos isso não entendemos o porque estamos aqui, não entendemos o porque da nossa existência.

Sem entender o propósito da nossa vida, com o tempo, passamos a viver uma vida sem sentido, uma vida sem graça.

Por outro lado, quando encontramos nossa missão e nosso propósito encontramos uma RAZÃO DE SER, ou seja, encontramos aquele motivo que nos faz levantar todas as manhãs.

Encontrar um significado para a própria vida é a chave para se afastar da desesperança e para poder lidar com uma das doenças atuais mais devastadoras: a depressão.

É disso exatamente que trata o conceito japonês do IKIGAI.

Para os japoneses, todos nós carregamos o nosso próprio IKIGAI. Para eles é essencial descobri-lo e carregá-lo como bandeira porque, dessa forma, conseguiremos nos comprometer conosco para enfrentar qualquer dificuldade.

Às vezes, o IKIGAI está escondido, reprimido e até silenciado dentro de nós, porém, dependendo do quanto buscamos e do quanto o desejamos, teremos mais ou menos dificuldades para encontrá-lo:

  • Pare de atuar no piloto automático: pergunte a si mesmo diariamente se o que você faz lhe traz felicidade;
  • Não se compare a ninguém, não deseje ter o mesmo que os outros. Você é a sua própria referência;
  • Todos nós temos talento, todos nós temos algum tipo de habilidade excepcional que nos diferencia dos outros e que devemos aproveitar, nos apropriarmos dela e desfrutá-la;
  • Muitas vezes, viver de acordo com o nosso IKIGAI também significa deixar de lado uma grande parte do que nos rodeia. Devemos nos conscientizar de que é algo que exigirá de nós muita coragem;
  • O IKIGAI é o oposto da passividade ou do conformismo. Ele exige muito de você e o faz se sentir vivo, livre e cheio de energia, porque acima de tudo, é um estado mental.

Precisando encontrar sua missão de vida e seu propósito? Conheça a Personal & Professional coach e meu trabalho como mentor.

Missão de vida e Propósito de vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *