A sua autoimagem te ajuda ou te atrapalha?

Como anda sua autoimagem?

Autoimagem é a opinião que tem sobre si mesmo, ou seja, o que você pensa a seu respeito e como imagina que é julgado pelas pessoas.

Aquele que possui a autoimagem negativa tem uma visão ruim sobre si mesmo, se considera de pouco valor e acha que não possui capacidade para atender as expectativas das outras pessoas.

Uma pessoa que possui a autoimagem negativa geralmente se torna tímida, insegura, acomodada, sentindo pena de si mesmo. Estes problemas geram dificuldades nos relacionamentos, dificuldades em fazer amigos e principalmente a perda de oportunidades profissionais.

Por tanto, ter uma imagem positiva de si é uma coisa muito boa.

Isso só passa a ser um problema quando acreditamos que somos alguém melhor do que realmente somos.

Ao contrário do que muitos imaginam, essa autoimagem distorcida não vem da força, e sim da fragilidade.

A atitude arrogante e pretensiosa vem exatamente do fato de acreditarem que têm um valor inferior, muitas vezes elas nascem exatamente de uma enorme lacuna de amor e valorização que tais pessoas carregam dentro de si, geralmente, originada por uma criação mais hostil.

Essas pessoas precisam provar o tempo todo que têm valor exatamente por acreditarem no contrário, por isso adoram exaltar seus feitos e falar de suas qualidades, algumas das quais podem, inclusive, ser fantasiosas.

Quando isso acontece, deixamos de reconhecer nossas falhas, nossos pontos de melhoria, e consequentemente paramos de evoluir deixando passar a oportunidade de sermos nossa melhor versão.

Então siga a recomendação que Mark Manson dá no livro A Sutil Arte de Ligar o F*da-se e pare de pensar que você é excepcional!

Sentir-se bem com você mesmo não significa nada!

Se na prática e na realidade você nunca faz nada para ser excepcional e bem sucedido, acreditar tanto em si mesmo vai apenas te tornar narcisista e auto destrutivo.

A certeza de que você é especial, apenas por ser, é uma falácia que vai te impedir de procurar por novas maneiras de crescimento, e assim como a autoimagem negativa, também te deixará acomodado.

Entender o seu valor, entender quem tem capacidade para fazer o que quiser, reconhecer suas fraquezas e trabalhar para melhorá-las, é o primeiro passo para sua evolução.

E você, está se iludindo pensando que é extraordinário ou excepcional, quando na realidade você não fez nada demais?

Como anda sua autoimagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *