Cuidar de você: Coloque a máscara de oxigênio primeiro em você

Cuidar de você não é uma questão de egoísmo, ao contrário, é o principal passo para que você possa ter mais energia, disposição e saúde necessárias para ajudar aos outros.

Todos nós queremos curar o mundo e torná-lo um lugar melhor. No entanto, antes de começar se envolver na vida da família, amigos e, em alguns casos, na vida de pessoas que você nem conhece, é preciso garantir que você esteja devidamente preparado, capacitado e disponível para quando precisarem de você

Máscara de oxigênio: Cuidar de você não é questão de egoísmo

Não é possível ajudar alguém a arrumar sua vida quando a nossa própria vida está desarrumada, trabalhamos naquilo que não gostamos, não temos uma relação de amor prazerosa, não cuidamos da própria saúde ou do nosso autodesenvolvimento. Você já deve ter ouvido esta frase no avião: “Passageiros viajando com alguém que necessite de ajuda deverão colocar suas máscaras de oxigênio primeiro para, em seguida, auxiliá-los”. Falei um pouco dessa teoria no vídeo Coloque a máscara de oxigênio primeiro em você.

Você sabe o porquê dessa importante medida de segurança? Em resumo: se você não conseguir respirar, você não vai conseguir ajudar ninguém.

Com a queda da saturação dos níveis de oxigênio em questão de minutos, uma pessoa normal passa a não conseguir mais reconhecer formas, não consegue mais mexer as mãos e não consegue colocar a máscara para se salvar. Se você tentar ajudar uma pessoa antes, você pode ficar inconsciente e no final não conseguirá ajudar ninguém, nem a si mesmo. Então, é por isso que é tão importante cuidar primeiramente de você e colocar a máscara de oxigênio primeiro em você antes de ajudar os outros.

Trazendo, então, essa ideia para além da experiência do avião, colocar a máscara de oxigênio primeiro em você seria o mesmo que cuidar de você nos aspectos físico, mental e também emocional. Por isso é tão importante ter um tempo para fazer as coisas que são importantes para você. É preciso tirar um tempo para praticar seu hobby preferido, meditar, orar, descansar, estudar e, porque não, até ficar sem fazer nada às vezes.

Invista na sua preparação da capacitação, na sua preparação, no estudo e no seu próprio aprimoramento. Afinal, se você quer ajudar a pessoa que você ama a ser uma pessoa melhor, você primeiro tem que ser uma pessoa melhor. Mais do que palavras, é necessário ser um exemplo do que se fazer.

Foque em você de vez em quando e lembre-se de que você só poderá fazer a diferença na vida de alguém enquanto ainda estiver respirando.

Falei um pouco dessa teoria no vídeo abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.